8 dicas para trabalhar em casa - guest blogger Ligia Noia

Hoje é dia de prenda especial: um post escrito pela Lígia do Organizar com Lígia Noia, um super blog cheio de dicas sobre todo o tipo de organização, da escrivaninha ao guarda-fatos.

Aqui no Eu, marca registada, a Lígia fala-nos de como se deve trabalhar em casa. Se trabalha (ou gostaria de começar a trabalhar) em casa, veja as 8 preciosas dicas da Lígia Noia para se tornar mais produtiva chez vous!



"Trabalhar em casa traz grandes vantagens a vários níveis. Mas os desafios são tantos, que o sonho pode tornar-se facilmente num pesadelo se não conseguir encontrar um equilibro entre os momentos de concentração no trabalho, as rotinas domésticas, e a vida familiar.

Algumas dicas que podem ajudar:

1. Destralhar
Não é possível ser produtivo quando temos a casa cheia de "tralhas". A desarrumação influencia negativamente o nosso cérebro e diminui a concentração. Retire da sua mesa de trabalho tudo o que não utiliza com frequência e mantenha apenas o essencial.

2. Limpar a mesa de trabalho
A mesa de trabalho deverá estar sempre limpa e organizada. Evite acumulação de chávenas de café, garrafas de água, ou restos de comida. Antes de começar a trabalhar limpe a mesa e o ecrã do computador.

3. Criar rotinas
A falta de rotinas pode tornar as pessoas mais cansadas e com dificuldades em separar a vida profissional da vida pessoal. Precisamos "desligar" para renovar as energias e aumentar a produtividade. Definir um horário de trabalho, de abertura e encerramento do seu "escritório" e ser disciplinado, pode ajudar a fazer mais em menos tempo.

4. Tirar o pijama!
Para ser produtivo, é importante sentir-se bem consigo próprio. Não descuide da higiene diária e tire o pijama! É importante sentir que vai "entrar no seu escritório" e começar a trabalhar.

5. Arrumar a casa
Utilize estratégias para arrumar a sua casa de forma rápida, simples e fácil. Utilize um relógio com cronómetro e durante os intervalos do trabalho faça algumas tarefas domésticas. Opte também por ter uma checklist com as rotinas domésticas e estabeleça prioridades.

6. Sair com amigos!
Mais do que nunca precisa de ter vida social, falar com alguém, estar com os amigos. Agende a sua vida social como se fosse uma reunião de trabalho, almoce com os amigos, participe em formações e eventos.

7. Trabalhar noutro local, se necessário
Se não está a ser produtivo em casa, opte por trabalhar em outro local durante alguns dias ou horas. Uma biblioteca ou um café poderá ser uma boa opção.

8. Encerrar o escritório
É importante "desligar" do trabalho e ter vida familiar. Manter este equilíbrio quando se trabalha em casa é um desafio muito grande. Dispense alguns minutos por dia para arrumar, arquivar e rever os objectivos para o dia seguinte."

No dia 16 de Junho, a Lígia vai dar um workshop gratuito sobre "Organização e Rotinas para quem Trabalha em Casa", na Cidade das Profissões (Porto). Inscreva-se já!

E obrigada por partilhar este post no Facebook.

3 comentários:

  1. Muito interessante! Para trabalhar em casa é preciso ter método e seguir estas dicas ajuda imenso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia, pelo comentário! Ainda bem que as dicas ajudaram :)

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar