Parar de Procrastinar o Prazer


Esta semana encontrei esta imagem no Pinterest que fez todo o sentido para mim.
Fez-me lembrar aqueles momentos em que penso (e sei que não estou sozinha) que tudo ou alguma coisa será melhor quando... 

Quando isto acontecer, quando as calças brancas servirem, quando estiver mais calor, quando estiver de férias, quando "vier a mulher da fava rica"...!


Estes adiamentos constantes, fazem com que se adie constantemente o prazer, que podiamos sentir neste momento. Esta procrastinação impede-nos de curtir o agora, como ele é, pelo que é, com o que existe. Perdemos oportunidades.

Pensando no aspecto físico, por exemplo, com certeza que já aconteceu a muita gente, ao olhar para fotografias nossas do passado, apercebermo-nos de que naquela altura estavamos muito melhor do que na altura pensávamos. 

Porque andamos sempre a criticar o nosso corpo (acho que agora este já não é um domínio exclusivamente feminino), perdemos a oportunidade de gostar dele pelo que ele é naquele momento, pelo aspecto que tem, pelas coisas que consegue fazer. E adiamos gostar desse nosso corpo  (e desesperamos também) até começarmos a dieta, irmos ao ginásio, perdermos X quilos...

Não existem momentos perfeitos. Não existem corpos perfeitos. Estarmos constantemente à espera que algo aconteça para finalmente nos sentirmos bem, é um adiamento que muito provavelmente nunca terminará. Esse momento nunca vai chegar. 
E entretanto a vida vai acontecendo, o tempo vai passando e as oportunidades de disfrutar do momento presente vão-se perdendo.

Então como podemos dar a volta à questão e curtir o agora, em vez de adiar o prazer para esse dia que não chega?


Parar
Eu gosto sempre de sugerir o para para pensar; para olhar à volta e "ver" com olhos de ver o que realmente existe agora.

Identificar
Depois, tentar identificar coisas boas no momento presente (ou no corpo que temos neste momentos).

Celebrar
E celebrar essa coisa boa que identificamos de alguma forma: fazer uma mini festa, ir jantar fora, telefonar a uma amiga e partilhar a epifania, oferecer uma massagem a esse corpinho de sereia que já é lindo e perfeito...

Carpe Diem e boas celebrações!

Sem comentários:

Enviar um comentário