Cria um Super CV em 6 simples passos!



Para a malta cheia de stress que por aí anda e que não tem disponibilidade para investir 11 minutos a ver o vídeo da Adecco com as dicas para um bom CV, entre outras coisas, aqui fica um super resumo, ou melhor um conjunto de dicas para criarem o vosso CV, passo a passo, para que ninguém se perca.



Cv de candidatura à Vogue, feito a partir de uma página do site da revista.

O CV é um dos principais elementos da nossa marca pessoal, principalmente para quem anda num processo de procura de emprego.


1. O passo número um é mentalizarem-se que o CV tem que ser adaptado a cada empresa a que vão concorrer. O que deita por terra aquela filosofia do “eu concorro a tudo e qualquer coisa serve”. Só devem concorrer às vagas que efectivamente vos interessam e para as quais têm as qualificações necessárias.
Menos do que isso é uma perda de tempo para ambos os lados.
O truque está em descobrir as vagas que existem porque elas não estão todas nem nos jornais, nem nos sites de emprego. Mas isso é outro post...


O CV de um designer gráfico que não tem CV...

2. A seguir, devem criar um mega currículo que nunca será enviado a ninguém, mas que compila num só documento toda a vossa experiência profissional, formações, estágios, voluntariado, competências adquiridas, marcos atingidos, coroas recebidas, ordens de cavaleiro e entronizações.
Sempre que fizerem mais alguma coisa que possa ter algum tipo de interesse profissional, este é o documento que devem actualizar.
Este mega CV funcionará como uma espécie de base para o copy-paste.


CV de uma ilustradora portuguesa a viver em Londres


3. Next-step: adquirir um alvo. Saber a que empresa vamos concorrer e para que função e entrar em modo 007: alvo a abater. Conhecer o destinatário por dentro e por fora, reunir toda a informação possível. Não estamos a falar em ler com atenção a oferta de emprego (isso também, claro, mas não basta): é preciso conhecer os valores da empresa, a missão, visão, recortes de imprensa sobre a mesma, acções de responsabilidade social, … Tudo o que vos possa ajudar a marcar a diferença na vossa candidatura; reunir os elementos que possam entrar na vossa carta de apresentação e no vosso CV, os elementos que vos vão ajudar a decidir quais as partes do Mega CV que poderão causar maior impacto junto daquela empresa.



O CV da Patrícia Cordeiro, licenciada em Biotecnologia


4. Entramos agora na parte do copy-paste. Tendo em conta:

- A oferta de emprego
- Os dados que recolhemos sobre a empresa
- Os dados que reunimos no nosso Mega CV

vamos começar a criar um CV adequado à vaga X na empresa Z que não ocupe mais do que duas páginas. Não conta usar um tamanho de letra que só se leia à lupa para conseguir encaixar mais informação.


Um CV directamente de Singapura!


5. Escolher o layout do CV. Mais uma vez tendo em conta o que conhecemos da empresa, podemos escolher um layout mais ou menos criativo, escolher as cores que mais se adequam, etc. Há exemplos de CVs criativos que não são demasiado espampanantes e que podem ser usados mesmo para as empresas mais sérias, no entanto há casos em que não vale a pena arriscar e mais valerá ficar por um Europass bem preenchido.
Tudo depende de quem vai ler o vosso CV. 
Atenção para não exagerar na criatividade: não usar muitos tipos de letra diferentes no mesmo documento, nem muitos tamanhos de letra diferentes.


Este site tem temlates gratuitos de CVs criativos


6. Finalmente, rever o CV umas 5 vezes, para ter a certeza que não falta nada. Dar o CV a ler a um amigo ou familiar que, com certeza, vai encontrar um erro ortográfico.


Um envelope que se desdobra em CV.


7. Este passo é exclusivo a quem enviar o CV por e-mail: atenção ao endereço de e-mail que vão usar porque ele também faz parte da vossa marca pessoal. Ovelhanegra@hotmail.com não é um endereço de e-mail profissionalmente aceitável (a não ser que a vaga seja na industria do pastoreio).


8. Este passo é exclusivo para quem for chamado para uma entrevista: 
- reler o CV antes da entrevista;
- imprimir uma cópia para levar consigo;
- colocar anotações ao lado do que está escrito, de informações que não couberam no CV mas que podem ser relevantes de partilhar na entrevista.

9. Comentar este artigo e ir ver o vídeo da Adecco!

Boa sorte!


Sem comentários:

Enviar um comentário