Não sejas bom. Sê Brilhante!

Como tinha divulgado, a semana passada decorreu o Global Personal Branding Summit.
A primeira "conferência" (chamemos-lhe assim) que ouvi foi desta senhora: Lucy Whittington, Gestora de Celebridades nos Negócios (ou Manager of Business Celebrities).

O tema foi "Use The Star Value Of You To Stand Out Like A Business Celebrity", ou seja como descobrir o que nós fazemos de modo brilhante - a nossa "coisa"como ela lhe chama - e ficar famoso por isso. O que inicialmente parece um tema um bocado light, acabou por se revelar de grande valor, uma vez que assenta nos princípios que todas as mensagens de marketing devem seguir - seja ele corporativo, pessoal ou de produto.

Por favor, façam aquilo em que são brilhantes e não apenas aquilo em que são bons! 
Como? O 1º passo é descobrir a nossa "coisa" (our thing). E o que é isto? É aquilo que fazemos facilmente e super bem-feito. Não se trata de procurar aquela competência que nos falta, correndo o risco de - se o fizermos - nos tornarmos no estudante eterno que nunca implementa nada.
Qual é o nosso valor e de que maneira é que ele é transportado para o lado profissional?
De acordo com a Lucy, o nosso valor é algo de super-fácil e intuitivo, algo que pode nem nos parecer uma competência por ser feito sem esforço.

A tentar explicar isto, a autora contou um exemplo com o qual me identifico: durante a realização de um trabalho com um cliente, a Lucy estava a tentar identificar O Valor com o cliente e ao identificarem as coisas em que ele era excelente, ele dizia "mas isso é bom senso". Quantas vezes é que no decorrer da nossa actividade profissional nos apetece - quase chamar nomes - porque os nossos colegas/clientes/etc falham em algo que nos parece básico? Pode estar aqui uma possível área de intervenção. Vender o que nos é natural.

O que farias se tivesses um milhão de euros no banco?
Outra forma de descobrir a nossa "coisa", é responder à pergunta: o que é que farias se tivesses um milhão de euros no banco? Tentem responder a esta pergunta com o maior detalhe possível. Vão para além das primeiras respostas de "levantava-me ao meio dia todos os dias" e "ia viajar". O que farias?

O Diário das Coisas
Outra dica para desenterrar a nossa "special thing" é manter um diário de "coisas". À semelhança de manter um diário do que se come - para manter uma dieta - ou um diário de gastos - para maior controlo financeiro - mantenham durante alguns dias, um diário com todas as coisas que fazem e que vos dão imenso prazer. O que é que ao longo do dia voz faz sorrir? Este é um trabalho meticuloso, porque exige que se esteja consciente, plenamente, de tudo o que se faz e das nossas próprias reacções a essas actividades. Quando é que atingimos um estado de fluxo - em que tudo acontece naturalmente bem?


Depois de descoberta "a coisa", como é que nos tornamos famosos?
Antes de mais é necessário um nome artístico ou Fame Name!

5 Passos para o Teu Fame Name
A Lucy sugere 5 passos para se chegar ao nosso nome da fama:

1.O que fazes? ou seja, que transformação consegues nos outros ou nos negócios (não a ferramenta que utilizas). Ex: um terapeuta deveria incluir no seu nome de fama a transformação que consegue - deixar de fumar ou perder o medo de andar de avião;

2. O que tens de diferente? a Lucy gere celebridades numa área que normalmente não é associada à fama; o Jamie Oliver começou por ser o naked chef, não por cozinhar nú mas por apresentar pratos fáceis e com uma excelente apresentação;

3. Qual é o teu posicionamento? a rainha do marketing, o guru da internet, o homem sonae... estes nomes mostram em que lugar estas;

4. Qual é o teu mercado?

5. A tua personalidade! em vez de uma proposta de valor única, a Lucy propõe uma "personalidade de valor única", porque estamos a falar com pessoas e elas (nós) relacionam-se melhor com pessoas, em vez de empresas anónimas;

Finalmente, é preciso aparecer e deixar de ter medo de estar nas luzes da ribalta.
Esconder e ficar à espera de ser descoberto não é uma boa estratégia profissional
É preciso perder o medo de falar com os outros, de falar em público, de arriscar!

Mais dicas e informações sobre como se tornar numa celebridade no mundo dos negócios, disponíveis no site da Lucy Whittington www.beingabusinesscelebrity.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário