Personal Brander: Renova-te!


A construção da Marca Pessoal segue o mesmo princípio do Marketing: se não existir um bom produto, o cliente efectua apenas duas compras: a primeira e a última.


Apostar no desenvolvimento do “nosso produto” é apostar no aperfeiçoamento e expansão das nossas competências. Elas não têm que se limitar à nossa área de formação académica ou ao nosso campo profissional: quanto maior a transversalidade dos nossos conhecimentos, melhor o nosso contributo e mais original será a nossa proposta de valor única.

No livro “The Brand You 50”, Tom Peters sugere um conjunto de ideias para nos renovarmos continuamente. Ficam aqui algumas sugestões, adaptadas:

  • vai à loja de revistas mais próxima. Gasta 20 minutos. Escolhe 20 revistas. Nenhuma deve ser das que lês regularmente. Passa um dia a vasculhá-las. Rasga coisas. Toma notas. Cria ficheiros de inspiração. Objectivo: alargar horizontes. Repete cada dois meses.
  •  versão Web da ideia anterior: visita 15 sites onde nunca estiveste antes. Segue qualquer link que te pareça minimamente interessante. Acrescenta alguns sites aos teus favoritos. Repete todas as semanas.
  •  tira uma tarde para vaguear pelo shopping (durante duas horas). Toma nota das coisas que gostas (e detestas): produtos, situações, o que seja… Repete cada dois meses.
  •  arranja um bloco de notas A7 (pequenino!). Anda sempre com ele. Sempre! Regista diariamente tudo o que te parecer interessante, cool ou horrível. Lê o teu bloco todos os domingos. Torna isto numa obsessão.
  •  conheces alguém interessante. Pergunta-lhe casualmente, qual foi a melhor coisa que ele/ela leu nos últimos 90 dias. Compra hoje. E lê (duh!)
  • leste um artigo que mexeu contigo? Envia um e-mail ao autor. O que é que tens a perder? Muito provavelmente receberás uma resposta (toda a gente gosta de feedback!)
  •  há um jogo de futebol muito bom daqui a uma hora na TV. Esquece! Vai dar aquele passeio a pé que andas a planear há um ano!
  •  junta alguns amigos teus que gostem de ler. Começa um grupo de leitura que se junta todas as 5as-feiras. Inclui coisas para ler que sejam fora da caixa. Convida um autor local para falar com o grupo de vez em quando.
  •  escreve um artigo para a newsletter da tua empresa/paróquia/jornal local.
  •  vai almoçar com aquele colega com quem sempre quiseste discutir umas ideias, mas que nunca surgiu a oportunidade

3 comentários:

  1. Gostei muito deste post, tem ideias muito interessantes além de estar, como sempre muito bem construído e apelativo! Parabéns Teresa, sempre actual e inovador!

    ResponderEliminar
  2. Sempre no activo. Gosto. Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada às duas comentadoras! É como está escrito no post: toda a gente ADORA receber feedback :) muitos beijinhos e obrigada pelos comentários

    ResponderEliminar