OS 10 segredos melhor guardados para criar uma Marca




No super site Zing Your Brand,  a Van fala de um modo simples e enérgico sobre marcas. As principais ideias são sistematizadas num mini e-book 10 Best Kept Secrets to Building a Brand Unusual (grátis com o registo no site). Apesar do texto estar pensado essencialmente para empresas, há um conjunto de ideias-chave que podem facilmente ser transferidas para a Marca Pessoal.

No mercado hiper saturado e super competitivo dos dias de hoje, qual é a melhor maneira de marcar território e fazer crescer o seu negócio? Ligue-se à sua essência, ao âmago que define quem é, o que faz e o que promete entregar ao seu público-alvo. É esta veracidade e paixão que potenciará o aumento da sua visibilidade. Há dois traços comuns nos empreendedores de sucesso:

- Identificam a essência e a energia do seu negócio, o seu DNA e monitorizam o modo como essa mensagem única é comercializada. E fazem-no com regularidade;

- Compreendem plenamente a necessidade de desenvolver a sua própria Marca distintiva. E isto aplica-se a pequenas, médias e grandes empresas;

Como começar?

1. Pense GLOBAL: certifique-se que a sua linguagem é inclusiva e que permite que todo o seu público-alvo o compreenda. Tenha consciência exactamente de como está a comunicar.

2. Conte uma HISTÓRIA: aproveitando a explosão das redes sociais, conte a sua história com palavras e imagens. Faço-o de uma maneira inovadora e provocante, audaciosa, verdadeira e autêntica. Ligue os pontos da sua vida, carreira e negócio e explique como chegou ao ponto onde está agora. Deste modo, conseguirá uma ligação emocional à sua audiência.

3. Seja DESTEMIDO. Seja CURIOSO. Tenha VONTADE: certifique-se que estes elementos estão presentes e brilhantes em todo o processo de criação, comunicação e manutenção da sua Marca.

4. Veja FORA DA CAIXA: é uma competência que a maioria das pessoas não tem, mas que permite ver as coisas de uma perspectiva diferente, que permite ver o ponto de vista dos outros. Este tipo de empatia é precioso e permitir-lhe-á obter grandes resultados na criação de novos relacionamentos.

5. Pense em GRANDE, ARROJADO e PROVOCANTE: no mercado hiper saturado, cheio de comunicações e demasiado competitivo dos dias de hoje, para voar acima da concorrência é necessário criar a sua própria marca, que lhe permita distinguir-se dos demais. Concentre-se no que o torna diferente dos outros.

6. Assuma o papel de GUARDIÃO DA MARCA: lembre-se todos os dias que é o responsável pela construção e pelo crescimento da sua própria marca. E as Marcas precisam de atenção constante.

7. Domine o JOGO SÉRIO: a sua mensagem, o que vai comunicar ao seu público tem que reflectir os seus valores, tem que ser autêntica e congruente. E também pode ter a sua piada. Encontre o equilíbrio: não tem que ser frívolo, nem demasiado austero.

8. SURPREENDA os seus CLIENTES (e a sua CONCORRÊNCIA): dar exactamente o que prometeu é algo de muito valioso. Mas se fôr intensamente proactivo a lidar com os seus clientes e acrescentar excelente valor, então os seus clientes verão a diferença. Fãs em delírio são excelentes para o negócio.

9. Crie uma cultura orientada para o DESIGN: pense na Google, na Apple ou no Ikea. O design inovador e um sentido de estilo são um elemento crítico para ser lembrado e relembrado.

10. Crie RUMORES à sua volta: todas as boas marcas desejam muita atenção. Existem imensas maneiras brilhantes, ecléticas e inovadoras para se posicionar. Não se esqueça de ser também autêntico e credível.

Sem comentários:

Enviar um comentário