O Amor Está na Marca (ou Conceitos Essenciais)


Há um conjunto de “calão” típico do processo de criação e gestão de marcas que pode ser aplicado à Marca Pessoal. Seguem alguns exemplos de conceitos que podem clarificar a complexidade e extensão da Marca e quem sabe, dar inicío a uma brand passion.

1. A Essência
Ou seja, o coração da Marca: o âmago e os seus valores. Todas as boas marcas o têm e quando esta essência tem alma, as pessoas reagem bem pois acreditam que o que se apresenta é honesto. Qual é a alma da sua marca?

2. O Reconhecimento
Todas as marcas procuram destacar-se. A Clareza é vital: é preciso comunicar claramente e diferenciando-se do resto da concorrência. Quanto tempo dedicou a tornar a sua marca absolutamente clara?

3. A Auditoria
Ou avaliação da Marca. Para compreender a evolução e a saúde da sua marca é necessário proceder a avaliações completas e sistemáticas. Isto inclui analisar a estratégia, a história, o estilo de comunicação. Quando foi a última vez que olhou objectivamente para a sua marca?

4. O Campeão
Se muita gente fala bem de si, isso traduz-se num “clube de fãs” entusiasta, leal e dedicado. Eles são os campeões da sua marca, os seus melhores defensores, os que passam a palavra relativamente às suas competências, à sua genialidade. É fácil para os seus fãs seguirem a sua evolução? Como retribui esta gentileza?

5. As Linhas-Guia
Algumas regras foram feitas para ser quebradas. Outras não. As linhas-guia servem para manter a Marca alinhada, inspirada e motivada em direcção a um fim maior. Que linhas-guia estão implementadas na sua Marca (pense de um modo abrangente desde o posicionamento à voz)?

6. A Revitalização
Ou o Red Bull da Marca. A aplicar sempre que a Marca comece a esmorecer ou a perder vigor (a importância da Auditoria para diagnosticarmos esta necessidade quanto antes!). Repense qual a mensagem que quer transmitir e utilize uma linguagem nova out-of-the-box! O que é que a sua mensagem transmite ao seu público alvo?

Adaptado de Love is in the Brand

Sem comentários:

Enviar um comentário