5 Competências Profissionais Subestimadas

Está claro que sem competências técnicas é impossível difícil conseguir um emprego, no entanto há capacidades mais subtis que podem fazer toda a diferença num ambiente profissional e abrir o caminho para o sucesso pessoal e profissional.

1. Simpatia
Tendo em conta que passamos 8h/dia com os nossos colegas de trabalho, com quem preferia trabalhar: com o Rezingão ou com o Tranquilo? Não precisa de se transformar no Herman José, mas ao ser genuinamente simpático com todos os seus colegas (desde a srª da limpeza ao administrador) contribui para um ambiente de trabalho mais positivo e é mais provável que os outros o queiram ajudar quando precise, ou que se lembrem de si quando for necessário recomendar alguém para um novo projecto ou promoção.

2. Capacidade de Escrita
Com o aumento do uso dos meios electrónicos de comunicação - e-mails, sms, facebook - não podemos usar o tom e a linguagem não verbal para transmitir sentido, pelo que a capacidade de escrever com clareza é vital. Ao produzir conteúdo escrito procure ser claro, conciso e correcto: evite siglas ou abreviaturas (qd, pq), não use calão nem smileys :) :D

3. Desejo de Melhorar
A curiosidade intelectual, seja em que área fôr, e a motivação para melhorar contínuamente as suas competências, vão-lhe permitir mantê-las relevantes e actualizadas.

4. Fazer as Perguntas Certas
Já que tempo é dinheiro, quando colocar questões aos seus colegas de trabalho seja claro relativamente ao que quer saber e para que precisa dessa informação. Quanto mais específico fôr, melhor será a informação que vai receber.

5. Diplomacia
Qualquer escritório é um caldeirão de personalidades diferentes, pelo que é natural que surjam desentendimentos e relacionamentos interpessoais desafiantes. A diplomacia e o tacto  podem ajudar a acalmar situações de tensão, a resolver conflitos antes que escalem e a garantir a finalização rápida das tarefas a desempenhar.

Ao desenvolver estas capacidades poderá destacar-se no seu local de trabalho, promovendo o avanço profissional.

Sem comentários:

Enviar um comentário